terça-feira, 10 de junho de 2008

God Save the Helium!

Vivemos em tempos de hedonismo informativo-interacional como nunca antes experimentado. Temos extenso acesso à informação e também temos a capacidade de manipulá-la a nossa modo. O grande gist dessa história toda está justamente no fato de podermos intervir de múltiplas formas: criando, recebendo, digerindo, regurgitando, criticando.

A informação,flutuando diante dos nossos olhos como balões de gás hélio(que podem ser puxados pela cordinha num simples click),se dispõe ainda ao ar, livre do chão limítrofe.

Porém, contudo, todavia,tem gente puxando a cordinha, esvaziando a bexiga, inalando o gás hélio, ficando com a voz do Pato Donald e caindo na risada. Algumas autoridades não estão gostando. Alguns bolsos estão reclamando e a democratização da informação cheira a amostra grátis, um teaser. Estão deixando a gente chupar o pirulito, mas vão arrancar da nossa boca quando ele estiver pela metade.
Empresas como google, yahoo e afins, bem como agentes de segurança de Estado, estão pesquisando o melhor modo de nos encalacrar como ratinhos de laboratório.
Bem, pelo menos é isso que a reportagem enviada por Raven (Realm of Soft Delusions),no e-mail, sugere. Check it out: http://www.smh.com.au/news/perspectives/digital-copyright-its-all-wrong/2008/06/09/1212863545123.html
Mais uma teoria da conspiração? Não importa! Acho que temos é que aproveitar e celebrar este momento de orgia informacional.

Geralmente nos inclinamos à Nostalgia, tendendo a julgar áureos os tempos nos quais nem éramos vivos. Pois a contemporaneidade faz bem! E ainda tem gente por aí que acha que o emprego do termo "contemporaneidade" é pedantismo...

Por isso digo : Viva o Youtube! Viva o Wikipedia! Viva o .com! Viva o MSN! Viva o Skype! Viva o eMule! Viva o Gmail! Viva o Orkut! Viva o Myspace! Viva a Internet e viva os Internautas Anônimos!

Por enquanto...

7 comentários:

leandro disse...

o google é o lúcifer da contemporaneidade! falei!

Raven disse...

não acho que esse texto seja teoria da conspiração não. acho que isso eh sério, como vários projetos de leis absurdos que tentam passar aki pelo nosso congresso. só acho que é patético só de se cogitar mandar isso pro congresso americano, sabe? e pior... pro G8!!!!!!!! HELLOOO?!?!?!?
oh my god, sabe? q palhaçada. enqto isso, na suécia (país REALMENTE desenvolvido), os 2 partidos de oposição estão EXIGINDO mudanças radicais nas leis de copyright. Uma das exigências é a legalização da pirataria (sem fins lucrativos). Cara, outra coisa, não?
quero ir pra suécia...

e viva a liberdade!! em todos os sentidos EVER!

Anônimo disse...

A propósito da suécia...penso qie a suécia não seja exemplo pra nada... um país com uma população menor que a do rio de janeiro, onde os problemas sociais do mundo não chegam nem obliquamente (aidna que estejam entre os maiores indices de suicidio)...se vc pensar bem, Pirataria sem fins lucrativos é o consumo cultural da elite..pequena burguesia, chame como quiser... A massa, de toda forma, quem mantém o grosso do consumo, não está aí para "pirataria sem fins lucrativos"... pq não tem computador-acesso-informação... eles querem ouvir musica da radio, e jogar plastation, mas não podem pagar 150 reais por um jogo do batman em 3 dimensões... Então, ao invés de pensar numa lei para liberalização da "pirataria sem fins lucrativos" eu prefiro cagar pras leis... não que isso seja engajamento de minha parte, estou apenas tentando justificar o meu imoralismo que a essa altura já bastante cínico e um pouco libertário, ainda que pareça absolutamente despreocupado com questões sociais,,,

Lenina disse...

continuo votando no carpe diem cybercultural pra quem pode, é claro.

Já aposentei meus ideais revolucionários. Assinei contrato com o imoralismo inerte individualista de quem pega uma caneca e se põe diante do computador, consumindo ilegalmente o que a maioria da população mundial ainda não consome.

Realmente é fácil ser "in" sendo um país micro e rico. Talvez, aqueles por trás do protesto escandinavo devessem se preocupar mais com uma possível renovação do sistema mundial ou com a distribuição do que realmente é necessário. Se trata de algo tão mais básico e menos abstrato... se trata de comida e saúde.

Acontece que no mundo da telinha do computador,ou da telinha à la Truman Show da ruas suecas e suas casinhas de boneca, não há fome nem morte por falta de tratamento médico.

E então... pelo que lutar? Há que se forjar um motivo. Nada mais conveniente do que este...

Raven disse...

acho esse comentário extremamente pedante. os suecos não estão lutando a favor da palhaçada capitalista, mto pelo contrário. estão lutando pela liberdade de um site de torrents de onde o mundo inteiro (INCLUSIVE O RJ) tiram milhares de programas, cds, videos, filmes, etc pirateados. se eles são "ricos" e não tem problema pra "comprar" as coisas, não interessa. o site não é só pra suecos. é algo mundial. e eles estão lutando pela liberdade cultural. acho mto interessante sim eles exigirem mudanças nas leis do copyright. isso deveria ser copiado mundialmente.

só acho que antes de criticar os caras, leia sobre o q eles estão fazendo. é fácil criticar os suecos e fingir q os americanos não querem dominar o planeta com a ditadura capitalista surreal deles.. o q inclusive é o que eles estão fazendo nesse momento. cada vez mais. eqto isso, eles te manipulam pra pensar exatamente do jeito q vc está pensando.

é. vamos todos nos unirmos em anarquia. quero só ver.

Anônimo disse...

concordo sobre o lance do imperialismo americano.. tb n�o quis criticar os suecos, s� penso que o humanismo deles s� funciona pq eles vivem em um pa�s muito rico e muito pequeno. Seria imposs�vel distribuir a politica de bem estar social deles pelos resto da europa por exemplo, que dir� pelo resto mundo.... e quanto a luta pela quest�o do copyrights j� � antiga e nunca deu em nada, n�o v�o ser os suecos a mudar esse panorama... Eu apostaria, inclusive, mais na china pra desencadear um processo desse tipo, e n�o atrav�s de leis, mas atrav�s de pirataria mesmo. Por exemplo, a escravid�o n�o acabou s� por causa dos intelectuais que lutavam em nome da causa e da assinatura da lei �urea...foi preciso mt escravo fugindo e muito branco morrendo pra q a coisa tomasse a dimens�o q tomou... a escravid�o nos eua por exemplo s� acabou por conta dos interesses economicos do norte..enfim, desculpe o meu materialismo excessivo, mas sou daqueles q pensam q a teoria marxista ainda tem certo alcance

Anônimo disse...

Tudo bem, mas a grande premissa de sites como o Wikipedia e o Project Gutenberg é justamente disponiblizar o que não é protegido por copyright, o que é de domínio público. Eles estão fora do escopo dessa maluquice de draft, né.

Quanto aos outros sites mencionados.. é, realmente. Aproveitemos.

Concordo com alguém aí em cima quando disse que esse papo é longo e nunca deu materialmente em porra nenhuma. A pirataria na internet castra as empresas aqui e ali, "tadinhas", mas alimenta outras de outras formas. Eu não teria meu mp3 player, ou meu iPod caríssimo que exibe vídeos, se não pudesse baixar tudo o que vejo nesses aparelhos sem pagar um tustão.