Há dois anos atrás, vi um filme no Festival de Cinema do Rio que me marcou muito. Chama-se “Scream of the Ants”. Mais do que um suposto filme iraniano cult, me levou à Índia e me fez entender um pouco do comportamento hindu e,por extensão, o de qualquer religioso aficionado.
O trecho a seguir, retirado de um livro que estou lendo no momento, pode resumir um pouco o espírito do filme:
“Na Índia, aprendi que em todos os tempos e lugares onde a chama luminosa do espírito fez um suco raso, a religião não passa de um negócio. A religião na Índia nos encara com olhos cansados do mundo, familiarizados com quatro milênios de politicagem sacerdotal.” (McKenna, Terrace. "O alimento dos deuses.")
Religião é o melhor golpe de marketing que inventaram até hoje.Talvez seja o mais imbatível e o mais perigoso. A oficialização, teorização, legitimação,enquadramento e verticalização das práticas transcendentais conferem um peso ditatorial ao selo “religião” e o transformam no que poderia ser chamado HIV social.
Abençoados sejam os criadores do p2p (peer-to-peer)! Quem quiser, pode baixar o filme no eMule, aquela mulinha tão querida e amada que sempre quebra um galho! Aliás, a mula amiga também disponibiliza o livro mencionado!
Segue o trailer do filme :
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário